Tesouro Direto e Um Bom Investimento

Publicado em 29/11/2017 às 14h39

Tesouro direto é uma ótima opção de investimento: saiba como

Mesmo ainda não sendo uma das maiores escolhas dos investidores brasileiros, já que muitos optam pelos investimentos nas bolsas de valores, devido suas grandes oportunidades de alta rentabilidade,  o tesouro direto apresenta muitas vantagens e se mostra com uma excelente opção de investimento, por isso cada dia mais, o seu número de cadastrados aumenta.

 

O investimento em tesouro direto é a compra de títulos públicos por pessoas físicas, com ele você está emprestando o seu dinheiro para o governo brasileiro. Com esse dinheiro, o governo consegue financiar dívidas e também atividades em gerais nos diversos setores da sociedade como saúde e educação, por exemplo.

 

Emprestar dinheiro para o governo brasileiro traz liquidez garantida pelo Tesouro Nacional e esse tipo de investimento é considerado um dos mais baixos riscos pelo mercado financeiro. Por isso, se você ainda não sabe como investir, nós vamos te ensinar!

 

Muitos especialistas na área de finanças pessoais acreditam que o tesouro direto é o segundo andar da escada de investimentos, logo depois da poupança. Ou seja, ele é uma excelente oportunidade para quem ainda não entende muito do mercado financeiro e não está preparado para investir na bolsa de valores, por exemplo.

Como investir no Tesouro direto?

Uma das grandes vantagens do Tesouro Direto é a sua facilidade e praticidade. Com poucos passos é possível começar a investir, vamos falar sobre eles abaixo.

Passo 1: Entender quais são os seus objetivos financeiros

Antes de mais nada você precisa definir quais são as suas metas, e dessa maneira você consegue montar uma carteira com diferentes tipos de títulos do tesouro direto. Sempre levando em conta os prazos de investimentos e as taxas de juros.

 

Há títulos de curto, médio e longo prazo, por isso você deve escolher o que melhor se encaixa com o seu perfil. Você pode investir por 2 anos ou por 20 anos, tudo vai depender para que você vai usar o dinheiro.

Passo 2: Escolher o tipo de  tesouro direto

 

Há vários tipos de títulos públicos do tesouro direto, eles se dividem em duas categorias prefixados e pós-fixados. No primeiro você já sabe quanto o seu investimento vai render, no segundo não, pois, as taxas são variáveis de acordo com outros fatores da economia. Para escolher o tipo de tesouro direito que se encaixa melhor com você é fundamental definir qual é o seu perfil de investidor, se você busca um investimento mais conservador, vá para taxas prefixadas, mas se gosta de economia e entende dos riscos, vá para as taxas pós-fixadas.

Passo 3: Cadastrar-se em uma instituição financeira

Para poder investir no tesouro direto é fundamental ter um cadastro em uma instituição financeira, os bancos fazem esse serviço, mas cobram caro, já as corretoras de valores são mais acessíveis.

 

Essa instituição financeira vai ser o seu agente de custódia e servirá como ponte entre você e o Tesouro Direto. Mesmo tendo a instituição como ponte, você pode fazer o seu investimento de forma autônoma ou com ajuda dela, isso vai depender da sua escolha. Se você não tem muito conhecimento no mercado financeiro é fundamental contar com a ajuda de uma instituição financeira que pode te guiar da melhor maneira para alcançar a sua meta financeira.

Passo 4: Entender os riscos dos diferentes tipos de títulos diretos

Um dos maiores riscos do tesouro direto é não respeitar a data de vencimento e querer resgatar o seu dinheiro antes, por isso é fundamental escolher o investimento correto para não acabar perdendo dinheiro ao invés de ganhar.

Passo 5: Simular investimentos

Um das melhores formas de saber se aquele investimento é para você é através da simulação de investimento. No site oficial do Tesouro Direto você tem todas as ferramentas para entender qual é o melhor título público para você, essa é uma das melhores fontes para você aprender a como se tornar um investidor.

 

Faça cada um dos passos com atenção. O site oficial do Tesouro Nacional é bem completo e com várias informações importantes sobre esses investimentos. Sabendo onde você quer chegar, você consegue começar a investir ainda hoje e se planejar para dar passos ainda maiores rumo aos altos investimentos na bolsa de valores.

 

Tags: tesouro direto

Enviar comentário

voltar para Investidor

YanoneKaffeesatz|YanoneKaffeesatz fwR left|YanoneKaffeesatz fwR b05n bsd center|sbww||image-wrap|news login b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|login news b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|content-inner||