Bolsa de Valores e Outros Investimentos

Publicado em 21/12/2017 às 09h56

Como conciliar Bolsa de Valores com outros Investimentos

 

O investimento na Bolsa de Valores vem sendo muito procurado nos últimos meses diante das sucessivas quedas na Taxa Selic, a taxa de juros básica brasileira. Na primeira quinzena de dezembro este índice caiu pela décima vez e chegou a 7%, o menor desde sua criação. Aliás, o Copom já sinalizou que pretende reduzi-la ainda mais.

 

Com este cenário, o consumo da população é incentivado, a produtividade das empresas aumenta e puxa os lucros para cima. Ao mesmo tempo os valores das ações disparam e favorecem os investidores da Bolsa de Valores. Os sinais de que a economia brasileira está melhorando voltou a abrir os olhos da população para diversos tipos de investimento e diversificá-los é uma ótima maneira de expandir seus ganhos.

 

Afinal, colocar seu dinheiro apenas em ações – mesmo com o cenário favorável que nós já descrevemos – pode se tornar um verdadeiro pesadelo em caso de desvalorizações ou crises repentinas. Quando o dinheiro é investido em mais de um recurso, este risco é reduzido consideravelmente.

 

Quer um exemplo concreto e recente? No dia 17 de maio de 2017 estourou no cenário político brasileiro a delação da JBS com a divulgação de áudios do seu CEO, Joesley Batista, com o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves. Na semana seguinte as ações da empresa despencaram mais de 40%. Estes escândalos repentinos podem atingir qualquer empresa e portanto não é sensato deixar seu dinheiro apenas investido em ações.

 

Abaixo você acompanha um guia resumido com dicas de como diversificar suas opções de investimentos.

 

Estude e acompanhe o mercado

A economia não é uma ciência exata e ela pode se tornar uma verdadeira montanha russa, com altos e baixos, certezas e incertezas. Por isso é importante que você se mantenha atualizado, independente se sua área profissional é outra. Entender o funcionamento do mercado e acompanhar os principais índices econômicos aumentam as chances de aumentar a rentabilidade.

 

Avalie riscos, a liquidez, taxa de retorno e o quanto os valores investidos podem render. Para começar, é importante compreender plenamente sua realidade financeira e traçar os prazos para fazer seu patrimônio dar um bom retorno. Isto também se aplica para reinvestimentos de lucros.

 

Altos e baixos

Se por um lado investir em Bolsa de Valores pode ser uma operação com certo risco, a boa e velha caderneta de poupança é uma das melhores opções quando o quesito é segurança. Apesar de ter um rendimento relativamente baixo, a poupança é assegurada pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que, em caso de falência da instituição onde o dinheiro está aplicado, paga até R$ 70 mil reais para cada cliente.

 

Olhe para o mundo

Ainda há certa desconfiança em torno da economia brasileira, então não é interessante manter seu dinheiro apenas investido no Real. Isso não significa apenas que você deve comprar dólares americanos, libras esterlinas ou euros, mas também investir em títulos que rendem de acordo com estas moedas. Isto evita perdas em caso de grandes desvalorizações cambiais no Brasil.

 

Converse com a pessoa certa

O gerente de sua conta no banco pode ser um profissional sério, mas ele trabalha para uma instituição e, como funcionário, vai fazer de tudo para manter seu dinheiro lá. Por isso é recomendado que você converse com um profissional especializado e imparcial que abra seu leque de opções para além do banco. Um assessor de investimentos é uma ótima opção neste sentido.

 

Longo e curto prazo

Investimentos têm um determinado tempo. Alguns alcançam melhores resultados em longo prazo, enquanto outros em curto prazo. Saber esta diferença é essencial ao fazer seu planejamento. A maior parte dos títulos do Tesouro Nacional, por exemplo,, exigem um tempo mínimo para resgate. Já as cadernetas de poupança dão a opção de retirada do dinheiro a qualquer momento. Por isso é importante diversificar também os tipos de prazo de seus investimentos, o que aumenta as chances de maiores rendimentos.

 

Enviar comentário

voltar para Investidor

YanoneKaffeesatz|YanoneKaffeesatz fwR left|YanoneKaffeesatz fwR b05n bsd center|sbww||image-wrap|news login b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|login news b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|content-inner||